A persona é um ponto muito importante para fazer uma campanha de marketing digital. É ela quem define qual será o seu cliente em potencial, através de dados concretos do seu público-alvo e move a criatividade para criar bons conteúdos, interessantes e que satisfaçam os desejos deste cliente.

Mas, afinal, como defini-la? Criamos 4 dicas rápidas para você aprender como definir personas para o seu negócio!

  1. Faça um questionário de necessidades e desejos de seus clientes

Se você já tem o seu negócio e já adequou o mesmo com o seu público-alvo, você pode partir das pessoas que já conhecem sua empresa para definir personas melhores para ela. Então, faça um questionário com um tom mais pessoal e informal, perguntando a eles, o que gostam de comprar na internet, o que fazem no tempo livre, o que gostam de fazer na rede? Conheça seu público mais de perto!

  1. Analise resultados e reflita

Depois de obter os resultados do seu questionário, analise as respostas, faça um gráfico de porcentagem e observe quais são as dúvidas, perspectivas e desejos do seu público. Só assim, você conseguirá pensar em quais estratégias utilizar na sua campanha de marketing digital, quando e por qual motivo.

  1. Crie a persona de verdade

Quando falamos em criar a persona de verdade é pegar a síntese do resultado que você obteve e pensar em uma pessoa que será o seu cliente em potencial de verdade, ou melhor, não só você, mas toda a sua equipe, precisa acreditar nisso. Para ficar mais claro, elaboramos dois exemplos:

João, 35 anos, é treinador, ama esportes e pratica surf e gosta de tirar dúvidas sobre surf, ele pesquisa bastante antes de comprar suas pranchas e é um cara objetivo.

Joana, 27 anos, é recém-formada, quer estudar fora do país, na América Latina, e pesquisa muito sobre os lugares que poderia ir e que não sejam tão caros, ela também adora ler blogs de dicas  de viagem na internet.

Conseguiu entender? Algumas agências, escritórios e pequenas empresas são bem criativas na hora de sentar e entender como definir personas e fazem até bonequinhos para elas. Pode parecer exagero, mas quanto mais real seu cliente em potencial for pra você, mais o seu conteúdo será apropriado para quem lerá e mais chances você terá de vender seus produtos e serviços.

  1. Vincule sua persona com a jornada de compra

É importante vincular a persona escolhida com a jornada de compra, que tanto falamos no marketing digital, onde o cliente precisa: reconhecer, considerar e decidir sobre seu serviço/produto, respeitando os passos de cada ação.

Você escreveria um conteúdo com chamada para ação para uma pessoa que acabou de conhecer o seu site e quer solucionar um problema rápido? Você deixaria de fazer chamadas para ação e evitaria promoções justo na decisão de compra do seu cliente?

É óbvio que não, por isso foco, planejamento e estratégia são essenciais para não errar com a sua persona. 

Gostou da nossa postagem? Confira muito mais aqui em meu blog. (www.anwarhamud.com.br)

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