Se a internet trouxe boas perspectivas para quaisquer tipos de trabalhos, por outro, ela trouxe uma concorrência muito alta, por conta disso o marketing digital trabalha com segmentação de públicos-alvo e uma persona.

Essa segmentação é feita para que o aproveitamento tanto de mídia, quanto de vendas das empresas sejam satisfatórias. Quer saber mais sobre o assunto?

Confira na postagem de hoje a diferença entre público-alvo vs. persona e por que as duas são peças-chave na estratégia de marketing digital.

Diferença de público-alvo e persona

Público-alvo é o grupo de pessoas que você quer que se interessem pelo seu tipo de produto/trabalho. Ele é definido de acordo com o que uma empresa oferece e para quem ela oferece.

Já a persona é um perfil ficcional que se define a partir do público-alvo para atrair o seu comprador, portanto, ambos não são iguais, mas se complementam.

Como é definir público-alvo?

Para descobrir quem é o público-alvo, é importante definir através de pesquisas: localização, idade, profissões (dependendo da empresa), renda-mensal e interesses do mesmo.

O público-alvo dá um norte para atrair clientes e leads, mas não é o ideal. Lembre-se que o marketing digital foca conteúdos para várias plataformas e é importante ter certeza para quem eles estão sendo produzidos.

Como definir persona?

Para descobrir quem é a sua persona, é necessário também fazer uma pesquisa, no entanto um pouco mais detalhada que a do público-alvo. É preciso perguntar às pessoas quais são os hobbies, o que gostam de comprar, de ouvir, ou seja quais são os interesses e desejos delas.

Você pode fazer um questionário interativo oferecendo um brinde da empresa. Feito isso, você fará uma análise de dados e definirá entre uma a duas personas interessantes e que possivelmente irão comprar seus produtos e serviços.

É importante lembra que:

A persona é um personagem segmentado, logo ele precisa ser real para todos os envolvidos na campanha de marketing digital. Por exemplo: Julia, tem 28 anos, ganha em média 3 mil reais, mora em São Paulo, gosta de moda, compra roupas pela internet e é descolada. Acompanha looks de moda diariamente e troca figurinhas sobre roupas com as amigas no Instagram.

O exemplo que demos acima é um tipo de como definir persona e crucial na hora de produzir TODOS os conteúdos da empresa, seja o post do blog às imagens para as redes sociais.

Por onde começar?

Ferramentas sobre como definir a persona existem muitas, mas se você está começando a entender como isto funciona, recomendamos que comece pelo Consumer Surveys (https://www.google.com/insights/consumersurveys/home) .

É uma ferramenta disponibilizada pelo Google e é excelente para fazer pesquisas online, tanto para grandes como médias empresas.

Você pode criar uma pesquisa de acordo com seu segmento e receber relatórios, análises e gráficos, sendo uma ótima alternativa para quem quer começar a entender o público-alvo e até mesmo uma persona, uma ideia interessante é criar dois tipos de pesquisas distintas.

Gostou da minha postagem e quer saber mais sobre como definir persona? Acesse aqui ( https://wa.me/message/TVH7DLNDGSWDF1).

Qualquer duvida sobre Marketing Digital entre em contato comigo pelo link abaixo:

 

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