Antes de toda a qualquer ação/atitude é preciso planejamento e atenção,assim como quando vamos para praia passar o fim de semana, temos que olhar o tempo,ver roupas,escova de dente,decidir se vamos de carro ou de ônibus, onde que vamos ficar,quanto de dinheiro levar para um fim de semana,é necessário alguma atenção para não esquecer nada e ter foco no objetivo, assim como no marketing tradicional o marketing digital requer planejamento e atenção para obter resultados reais.

Um plano de marketing digital não tem exatamente um padrão,um roteiro pré-estabelecido,um plano de marketing digital varia de acordo com a estrategia de cada empresa,não existe a formula do sucesso,ou o modelo de plano de marketing digital que fara sua empresa vender mais.Um plano de marketing digital consiste apenas em 2 etapas: pequisa/coleta de informações e planejamento.

Para iniciar um plano de marketing digital é preciso olhar suas métricas passadas, olhar o numero de visitantes,leads,clientes e fazer a comparação com o mês anterior/ano e com dados da industria de seu mercado(benchmark),assim será possível entender como está o desempenho de sua empresa.

Apos feito a analise dos ambientes e o bechmark é hora de estipular as metas,prioridades e traçar os objetivos, que pode ser geral(aumentar a presença da marca no mercado) ou especifico(gerar mais leads ou gerar mais vendas),no plano de marketing digital é interessante estipular métricas de desempenho, indicadores que mostrem de forma mensurável como os objetivos estão sendo alcançados

Agora que já tem o objetivo para um seu plano de marketing digital é hora de estipular as estrategias/projetos,quais ferramentas serão usadas e como será cada estrategia adotada, é importante que cada estrategia tenha um orçamento, e que seja decidido um tempo necessário para a realização do projeto/estrategia, é recomendável atribuir o que se espera com a estrategia adotada para que futuramente possa ser avaliada com os objetivos escolhidos.

Agora que já foi feito a pesquisa/coleta de informações,analise dos ambientes, benchmarks do mercado e formulado as estrategias/projetos é hora de tabular as informações e montar um cronograma de execução, para que seja possível visualizar o tempo de execução de cada projeto/estrategia e o orçamento gasto, assim podemos definir as métricas mais importantes que vimos acima e comprovar se nosso plano de marketing digital está dando resultado para a empresa.

Para que o seu plano de marketing digital seja eficaz é necessário contar com suporte e apoio de profissionais que entendam sobre marketing digital e possam oferecer a solução que a sua empresa procura.

No próximo artigo irei mostrar como se monta um plano de marketing digital etapa por etapa.

E você,concorda com meu artigo?Acha que montar um plano de marketing digital é diferente?Dê sua opinião,critica ou sugestão?!

Qualquer duvida sobre o Plano de Marketing Digital ou sobre Marketing Digital entre em contato comigo pelo link abaixo:

 

Share This