Você tem focado no público ideal para o seu negócio e quais são os interesses dele? Se sim, saiba que este já é um grande passo para atrair clientes e possibilitar novas criações para sua empresa!

Se ainda não pensou nisso, é hora de rever os seus conceitos e hoje vou explicar os por quês, confira na minha postagem!

O mundo dos negócios depois da internet

Não é novidade ouvir que no mundo virtual, acha-se produtos e negócios para todos os tipos de pessoas e seus interesses e é verdade.

Atualmente, é possível encontrar e-commerces com vendas mais tradicionais, que migraram do físico para o virtual como roupas, produtos naturais, sapatos, entre outras coisas, ou até mesmo encontrar empresas que pensaram em possibilidades de negócio em algo que muitos não imaginam como o Uber, onde a carona pode ser mais viável que um táxi, entre outros negócios.  

Esse leque de opções fez com que os o comportamento do consumidor mudasse e ficasse mais atento em todos os aspectos na hora de optar por um produto e serviço:

  • No preço.
  • Na qualidade.
  • Na confiança que a empresa constrói.
  • No relacionamento da empresa com o cliente (que cresceu ainda mais com boom das redes sociais.).

As mudanças não param

A internet mudou o mundo de tal forma, que e hoje não é estranho uma pessoa pesquisar bem o que quer comprar em sites de buscas para não sair no prejuízo, que comprar algo logo de cara em uma loja, pessoalmente.

Situações como esta tem sido cada vez mais comum, inclusive depois que o mobile commerce (comércio através de smarphones e tablets) ganhou seu espaço. Pesquisas recentes como do Instituto Nielsen aponta que, independente da classe social, já é crescente o uso do wi-fi para se conectar na rede, o que demonstra a grande fatia de aparelhos móveis sendo utilizados no país.

Mas como é o comportamento do consumidor?

Não existe apenas um tipo de comprador na internet, tudo depende da necessidade e dos interesses dele, mas é possível dizer que há dentro dos mesmos um comportamento do consumidor, onde ele pensa as seguintes coisas:

– Pesquisa em sites e buscas sobre o produto ou serviço.

– Acompanhamento de determinado assunto em redes sociais.

– Sanar dúvidas básicas através de bons artigos em blogs.

– Ouvir a opinião de outros consumidores que consomem o produto/ serviço.

– Optar pela indicação de amigos e pessoas.

E então, o que fazer?

Por conta de todas essas mudanças, não é mais possível pensar em um negócio sem presença digital e não é possível pensar nela sem observar o comportamento do consumidor para obter resultados.

O marketing digital nasceu e cresceu junto com essa mudança no mundo dos negócios e busca auxiliar pequenas e grandes empresas a ter presença digital constante, da maneira certa, encantar e conquistar o consumidor para poder gerar vendas e boas criações.

Se você gostaria de ter um planejamento de marketing digital na sua empresa e não sabe nem por onde começar, confira meu e-book sobre inbound marketing.

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