No auge do crescimento do e-commerce e do mobile commerce é impossível ignorar o comportamento do consumidor, tanto para gerar mais vendas, como para trazer novidades, realizar um simples evento, entre outras coisas.

Pensando nisso, pesquisamos os fatores que mais influenciam o comportamento do consumidor através das nossas vivências dentro da agência e também de pesquisas de faculdades importantes como FGV (http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/8182?show=full) sobre o assunto. Separamos os 5 principais que consideramos relevantes para você guardar na hora de pensar em fazer o seu planejamento de marketing digital, confira:

  1. Motivações de acordo com seu meio

O comportamento do consumidor ocorre através de motivações, ou seja: seu produto ou serviço precisa ser importante para ele!

Isso não significa que a moda seja menos importante que aparelhos eletrônicos e que estes sejam medos importantes que artigos de decoração e etc., isso significa que tudo depende do meio no qual o comprador está inserido para que ele se interesse e se motive a comprar, por isso redes sociais e sites sem foco costumam ter pouco sucesso, é preciso ir buscar qual é o cliente que tem potencial de compra para o seu nicho.

  1. Necessidades

Pode parecer que não, mas boa parte das pessoas quando não enjoam de determinado produto ou serviço, passam a pensar se realmente necessitam dele e é nesse momento que a empresa deve observar o comportamento do seu consumidor, pensar qual é o verdadeiro público-alvo nela, quais são os seus desejos, dúvidas, o que querem para criar coisas que sejam interessantes e necessárias.

  1. Pesquisa em sites de busca

O comportamento do consumidor tem sido mais analítico e exigente, afinal são muitas opções na internet vendendo um mesmo produto ou uma ideia, logo é provável que seu possível comprador pesquisará em sites de busca qual é a empresa mais interessante e eficiente para ele.

Portanto, sua função é criar estratégias e planejamentos de marketing digital para mostrar a ele por qual motivo deve escolher a sua empresa e não outra.

  1. Redes sociais e opiniões

A internet trouxe a possibilidade das pessoas expressarem quando não estão satisfeitas com um produto/serviço e se antes elas apenas ligavam para o sac. de uma empresa para reclamar, hoje elas tiram fotos, fazem posts e denunciam algo que não ficaram satisfeitas nas redes sociais.

Portanto, manter a qualidade do produto, buscar um relacionamento mais aproximado com o público-alvo da empresa, tendo redes sociais com propostas criativas e encantadoras, são questões fundamentais, pois são delas podem vir outros clientes motivados a comprar também.

  1. Tempo

Por mais que nossa sociedade queira as coisas muito rápidas, seu cliente em potencial também precisa pensar na sua escolha. Sites que costumam ser cheios de propagandas e chamadas para ação em vários lugares, geram mais fuga que atração no consumidor.

Então, um dos fatores que mais influenciam o comportamento do consumidor na atualidade é o tempo, tanto no fôlego que o site/blog precisa ter pra que ele consiga entender o que sua empresa faz, como para pensar se ele fará a compra.

Conheça mais sobre o meu trabalho ( https://wa.me/message/TVH7DLNDGSWDF1).

Qualquer duvida sobre Marketing Digital entre em contato comigo pelo link abaixo:

 

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