Um Plano de Marketing Digital compreende basicamente a 2 etapas: Pesquisa/Coleta de Informações e Planejamento/Analise, porem para um plano de marketing digital ser eficaz,eficiente e efetivo é necessário que ele siga uma sequencia que irei demonstrar de forma resumida logo abaixo.

1- Pesquisa e Coleta de Informações

Introdução

Nessa etapa será feita toda a pesquisa e diagnostico de como anda a situação do marketing digital de sua empresa, será visto o funil de e taxas de vendas,o desempenho de cada estagio do funil(Visitantes/Leads/Oportunidades/Vendas),analise dos ambientes internos e externos,estudo sobre as personas,propects e suspects, analise dos concorrentes, diretos e indiretos e a analise interna da empresa e a definição dos objetivos geral e especifico, como também uma pequena apresentação sobre a empresa.Agora com esses dados/informações em mãos podemos,planejar e definir estrategias e projetos que sejam eficaz e eficiente para a sua empresa e passar para a próxima sequencia.[/spoiler]

2- Planejamento e Analise

Definindo Ferramentas/Projetos e Estrategias

Nessa etapa serão selecionados e definidos quais serão as ferramentas,projetos e estrategias que serão necessários para alcançar “o” ou “os” objetivos acima definidos, por exemplo, criar um blog sobre a empresa,fazer marketing nas redes sociais,enviar e-mail marketing, fazer anúncios no Google, realizar monitoramento da marca, apos definido as ferramentas /projetos e estrategias que serão utilizadas, e a forma que serão utilizadas podemos seguir para ultima etapa.

Cronograma e Orçamento

Nessa etapa serão alinhados os projetos e estrategias junto com um cronograma de atividades e investimentos necessários para acada projeto/estrategia, por exemplo:

Criar um blog sobre a empresa

Investimento: R$ 900,00 Configuração e personalização (O Investimento pode variar de acordo com cada empresa contratada.)

Prazo: 5 Dias (O Prazo pode variar de acordo com cada empresa contratada.)

Caso tenha alguma dificuldade nessa etapa sugiro que monte um plano de ação baseado no modelo 5w2h(What(O que?)/When(Quando?)/Why(Porque?)/Who(Quem?)/Where(Onde?)/How(Como?)/How much( Quanto custa?))

Apos feito o cronograma e orçamento para projeto e estrategia é hora de fazer o monitoramento das métricas e analise do plano de marketing digital.

Métricas para Monitoramento e Analise

Nessa etapa iremos realizar o monitoramentos das métricas e do funil de vendas, fazendo uma analise para perceber se o plano de marketing digital está trazendo resultados conforme esperado, por exemplo, monitorar e analisar as visitas e analisar se há alteração nas etapas do funil de vendas.

Ficou alguma duvida,questionamento,ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários abaixo! E não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Qualquer duvida sobre o Plano de Marketing Digital ou sobre Marketing Digital entre em contato comigo pelo link abaixo:

 

Share This